Direito das Sucessões
Sonegados
É a ação que compete a toda pessoa que tenha interesse na herança, em virtude de sonegação verificada, para trazer à partilha os bens sonegados. Sonegação de bens.
Pode ser dirigida contra o inventariante ou contra os co-herdeiros; contra todo aquele que tenha bens da herança retidos em seu poder, sem qualquer justificação, com o intuito de se enriquecer, com prejuízo dos demais herdeiros ou dos credores.
Contra o inventariante, a ação somente será proposta depois que se tenha promovido a descrição de bens, encerrada com a declaração de que não existem mais bens a inventariar, e se verifica a ocultação maliciosa de bens ainda existentes. E contra os herdeiros, de igual maneira, quando declaram que não possuem em seu poder quaisquer espécies de bens a serem trazidos à arrecadação no inventário e se evidencia a inverdade da alegação.
Em regra, a ação contra o inventariante pode ser intentada por qualquer herdeiro, mas, se há ocultação dolosa, compete também aos credores do de cujus intentarem-na em defesa de seus direitos. Contra os herdeiros, a ação será proposta pelo inventariante ou pelos demais herdeiros prejudicados, sem que privem também os próprios credores de defenderem seus interesses, pleiteando a entrega de bens sonegados ao acervo hereditário.
Portanto, você que se sentir prejudicado no seu direito, entre em contato conosco, faça uma consulta que nosso advogado especialista em Ação de Sonegados no Direito de Família e Sucessões analisará minunciosamente seu caso e o orientará a ingressar com uma ação na Justiça, garantindo assim os seus direitos e evitando abusos.